Pequena contribuição sobre arquivos

20
Abr 06

Caros colegas,

Venho lamentar-me sobre as situações peculiares que se passam aqui nesta linda região que bem podia ser um pedaço do céu, mas que os seus dignissimos governantes tentam á força e, sabe-se lá porquê, transformar numa Miami (com os bonitos arranhacéus) ou num Mónaco (já viram a Praia da Rocha? Está quase lá.). Mas acima de tudo pretendo demonstrar como nós no Algarve somos extremamente práticos.

Vou explicar-me melhor. Aqui, onde eu não vou dizer o nome, tenho assistido (infelizmente) a situações tristes que envolvem maus tratos a animais. Os animais, nesta terra tão turística, não são levados para o canil municipal ou outra estrutura adequada para abate, antes pelo contrário se estão a incomodar, são mortos a tiro, mas no meio da rua!!! Não vá um destes animais estragar o almoço ou o passeio a um turista.  Aqui os agentes da autoridade sacam da arma e Bum Bum. Está morto! Práticos, não são?

Devem ter assistido, através da televisão, ao que aconteceu com o pobre touro. Há uns meses, segundo me constou mas não assisti, um GNR matou a tiro um cão poqrue estava a proteger a ninhada e incomodava alguns turistas. Recentemente além do touro, os srs guardas, já andaram a praticar o tiro ao alvo. E perguntam vocês: Mas aí não há canil?

- Claro que sim, mas não é muito mais prático dar dois tiros e atirar o animal para o caixote do lixo???? Francamente. Volto a dizer: Cá somos pessoas muito práticas!

Só por isto podem ver o que somos capazes de fazer para não perturbar a santa paz dos turistas.

Mas tem mais, os turistas que optam por esta bela cidade, não gostam de uma coisa: sinos. Não me perguntem porquê. Se calhar todos os ingleses que para cá vêm no Verão nunca estiveram junto do Big Ben. Mas então o que fazem os Srs directores dos Hóteis? Mandam, como é obvio, desligar os sinos. Pois então! Mais uma vez práticos. Estão a imaginar o governo inglês mandar desligar o sino do Big Ben só para não incomodar os milhões de turistas que passam por Londres. Eu tb estou a ver isso a acontecer.

O mais estranho têm sido mesmo as escavações arqueológicas que aqui se têm feito. Estranhas porquê? Pois bem, vão-se descobrindo achados arqueológicos verdadeiramente fascinantes, MAS, meus caros coleguinhas, o Verão está a chegar!!!!! Já viram a calamidade que seria as senhoras turistas não poderem utilizar os seus modelitos novos, e as suas sandálias chiquérrimas. Grave, muito grave. Então o que é que as autoridades têm feito?

Basicamente?

Destroi-se património arqueológico. Não acreditam? Mas é verdade. Tapam os vestigios todos, dos mais vulgares aos mais raros. Estudam-se? Não, claro que não! Já viram o tempo que demora a estudar uma dessas peças. Mas protegem as peças quando as tapam? Claro que não! Muito dinheiro e pior que tudo... leva tempo! Mas é verdade que há casos bem piores, na minha terra natal que fica a 30 km daqui, destruiu-se um povoado completamente bem preservado. E quando eu digo destruiu-se, é que foi mesmo todo destruído, mandaram as máquinas passar por cima. Mas sabem porquê? Esta explicação é muito melhor que as outras. É que está precisamente no espaço que o campo de golfe novo, do Xeique, vai ocupar. Mas fica a pergunta. E será que não era possível deixar os vestigios do dito povoamento?

Claro que não!!! Onde é que já se viu os srs. golfistas terem que andar à procura de bolas no meio das ruínas. Sujavam os sapatos e aí sim, aí é que tinhamos chatices. Já viram um Xeique árabe à procura de bolas no meio das ruínas e a sujar as suas vestes brancas naquela terra barrenta. Os governantes dessa bendita terra nem deram hipóteses ao povoamento, mas o mais triste é que nem esconderam da população o que iam fazer. E sabem que mais ninguém se importou, alguns até acharam muito bem.

Fazemos tudo em prol dos turistas.

Mas devem-se estar a perguntar: Mas numa região tão seca, em que pouco chove, onde vão "desencantar" a água para alimentar o campo de golfe? 

 Muito simples!!!!

Os campos de golfe e a elite, ou os tais VIPS estão, claro, em primeiríssimo lugar. Não querem deixar os vips com sede e mal cheirosos, pois não? Imaginem as capas das revistas!!! Então para não aparecer nenhum VIP pouco apresentável, o que se faz? Deixa-se a população literalmwente sem água. Corta-se a água à população durante o dia, nos meses de Verão. Os hóteis têm água, claro. As residências dos naturais da terra é óbvio que não.Mais uma vez e acima de tudo, nós os algarvios fazemos tudo pelo bem do turista.

Muitos, em Portugal, criticam-nos. Mas eu não acho muito justo. Que outro país pode orgulhar-se de ter uma região que está em vias de se tornar no maior campo de golfe do mundo???

Pensem nisso!

SIFGN

publicado por Sonia Negrao às 13:58

Não são só essas situações que se têm verificado. Muitas mais há infelizmente a relatar. Mas fico contente por um algarvio estar atento.
Nuno Lopes a 20 de Abril de 2006 às 15:56

Obrigada pelo apoio! Esteja à vontade para comentar ou publicar situações que também conheça no Algarve.
SIFGN
Sonia Negrao a 20 de Abril de 2006 às 15:58

O teu relato é impressionante. Não sou do Algarve e nem é das minhas zonas preferidas para fazer férias, talvez devido ao turismo agressivo e artificial que aí se pratrica e que revejo nas tuas palavras. Estou indignada com o que relataste. É isto um ser humano?
blimunda a 23 de Abril de 2006 às 19:16

Pois é! O Algarve parece uma coisa e afinal é outra. Mas isto passa-se no País inteiro, só que aqui tenta-se disfarçar tudo para os turistas não fugirem. É terrível!!!
Sonia Negrao a 26 de Abril de 2006 às 13:25

Pois é! O Algarve parece uma coisa e afinal é outra. Mas isto passa-se no País inteiro, só que aqui tenta-se disfarçar tudo para os turistas não fugirem. É terrível!!!
Sonia Negrao a 26 de Abril de 2006 às 13:25

Excelente blog. Um autor como este fazia falta no forum de discussão http://www.espacofuncoapublica.com. Este é um forum para a defesa da classe dos funcionarios publicos.
matopolitico a 27 de Março de 2008 às 15:07

Parabéns pelo relato!
Pessoas como você só tem a ajudar a melhorar o turismo nacional.
operadora turismo a 21 de Agosto de 2009 às 16:54

Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


arquivos
2010

2009

2008

2007

2006

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO